Via MEC.gov.br
O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, disponibilizou mais 20 cursos abertos, massivos e on-line na Plataforma Aprenda Mais. O ambiente virtual já soma 100 cursos gratuitos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com emissão de certificados pela própria plataforma para os concluintes. Ao todo mais de 90 mil pessoas já se matricularam nos cursos da Aprenda Mais, efetivando a ampliação da oferta de qualificação à sociedade em geral.
A iniciativa foi lançada em setembro deste ano, durante a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, e já superou a meta prevista do número de estudantes em mais de 64%. Para 2020 a previsão é que a plataforma disponibilize mais cursos em diferentes áreas do conhecimento e dobre o número de matrículas, alcançando assim, a meta de mais de 820 mil estudantes ao final de 2025. A plataforma é fruto de uma parceria entre o MEC, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
Estão sendo disponibilizados 20 novos cursos nas áreas de: Turismo, Hospitalidade e Lazer, Segurança, Recursos Naturais, Produção Cultural e Design, Produção Alimentícia, Gestão e Negócios e Desenvolvimento Educacional e Social. São eles:
- Jogos, Brinquedos e Brincadeiras
- Contabilidade Básica
- Contabilidade Comercial
- Ética Profissional
- Finanças Públicas
- Gestão de Documentos e Arquivística
- Gestão de Marketing
- Logística
- Planejamento e Gestão governamental
- Rotinas Trabalhistas
- Alimentação e Nutrição no Brasil
- Gastronomia: eventos
- Organização e Operação de Cozinhas Escolares
- Panificação
- Produção e Industrialização de Alimentos
- Artes Visuais
- Agroecologia
- Matérias-Primas de Origem Animal
- Segurança do Trabalho
- Segurança e Operacionalidade de Evento
Para realizar os cursos os interessados devem acessar a Plataforma APRENDA MAIS e realizar o cadastramento. Na sequência, escolher e clicar no nome do curso pretendido.